Detran deixa de enviar boleto do licenciamento; veja como pagar

São três opções: pelo site ou pelo aplicativo do Detran e nos terminais de autoatendimento.

Agora, motoristas devem emitir a guia de pagamento do CRLV (Foto: Divulgação/Detran/PR)

A partir deste ano, o boleto do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) não é mais enviado para a casa dos motoristas. Agora, é preciso gerar a guia de pagamento da taxa, segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). A mudança ocorre devido a uma lei federal.

O vencimento ocorre entre agosto e novembro. Consulte o vencimento do seu licenciamento aqui.

O boleto pode ser emitido pelo site do Detran; pelo aplicativo do Detran (disponível para Android e IOS); ou nos totens espalhados em shoppings e supermercados da cidade. Há totens que permitem realizar o pagamento e aceitam cartão de débito de qualquer banco.

Quem preferir, pode ainda procurar os caixas automáticos do Banco do Brasil, que aceitam pagamento com cartão de débito. Também é possível quitar o valor nas agências do Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e seus autorizados.

Veja onde emitir a guia de pagamento:

  • Aplicativo para smartphone Detran/PR (Android e IOS);
  • Terminais de Autoatendimento do Detran/PR (Alguns equipamentos contam com opção de pagamento com cartão de débito);
  • Site do Detran/PR;

Veja onde fazer o pagamento com a guia impressa:

  • Agências do Banco do Brasil, Sicredi, Bancoob, Banco Rendimento e seus autorizados.
  • Terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, com cartão de débito de qualquer banco para correntistas e não correntistas.

Veja os locais dos terminais de autoatendimento:

  • Em Curitiba, nos shoppings Palladium, Estação, Crystal, Pátio Batel e Jardim das Américas. Em Maringá, no Shopping Catuai. Em Paranavaí, no Shopping Cidade. Em Foz do Iguaçu, Shopping JL Cataratas. Em em São José dos Pinhais: no Shopping São José. Em Colombo: Shopping Colombo. Em Londrina, nos shoppings Catuaí, Aurora e Londrina Norte.
  • Nas universidades, os totens estão em Ponta Grossa (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG ), em Guarapuava (Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro), em Bandeirantes (Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP) e em Paranavaí(Universidade Estadual do Paraná -e Universidade Paranaense Paranavaí – UNESPAR E UNIPAR ).
  • Já nos supermercados de Curitiba, os terminais de autoatendimento estão em cinco regiões: Santa Cândida e Bom Retiro (Supermercados Condor), Centro Cívico (Festval), Portão (Muffato) e no Centro(Associação Comercial do Paraná). Além das instalações nas unidades da autarquia e terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.