Jacarezinho sedia maior evento de tecnologia e inovação do Norte Pioneiro

O evento, promovido pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), é gratuito e aberto à comunidade.

Divulgação

Nos dias 28 e 29 de setembro, Jacarezinho vai sediar o maior evento de tecnologia e inovação do Norte Pioneiro, o Geniuscon 2017. A expectativa dos organizadores é de que aproximadamente duas mil pessoas passem pelo Centro de Eventos da cidade para conferir as palestras e exposições e participar dos minicursos e oficinas que serão oferecidos ao público. O evento, promovido pelo Sistema Regional de Inovação (SRI), é gratuito e aberto à comunidade.

 

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, explica que essa será a primeira edição regional do Geniuscon. O público-alvo do evento é formado por alunos do Ensino Médio, universitários e empresários do Norte Pioneiro. “É um evento dinâmico e experiencial. A ideia é que os visitantes entrem no mundo da tecnologia”, conta. O objetivo, segundo o consultor, é colocar o tema inovação e tecnologia em evidência para alavancar o desenvolvimento da região. “O futuro passa pelos estudantes e empresários dispostos a investir em projetos inovadores”, justifica.

 

Durante o evento, representantes dos três melhores projetos de cada uma das quatro Trilhas de Startups desenvolvidas na região vão apresentar ideias e protótipos de negócios inovadores. O consultor lembra que, na ocasião, o Sebrae/PR oferecerá aos empresários informações sobre como investir em startups. A entidade também vai promover oficinas sobre educação empreendedora, desenvolvimento de softwares e criação de games. “Queremos mostrar que existem outros caminhos para o desenvolvimento, via inovação e tecnologia.A iniciativa será uma oportunidade de todos que vivem no território conhecerem melhor o tema”, afirma.

 

A gerente executiva do Sesi/Senai Norte Pioneiro, Elizandra Maria Lauro Estefanuto(foto), conta que tecnologia e inovação fazem parte das bases curriculares de todos os cursos e serviços ofertados pelas entidades. No Geniuscon, elas oferecerão oficinas de robótica, além de exposições de produtos nas áreas de automação industrial, logística e segurança do trabalho. Ela destaca a importância do trabalho que vem sido desenvolvido pelo SRI no Norte Pioneiro. “Acreditamos que, em eventos como o Geniuscon, podemos reforçar o interesse dos alunos pela tecnologia”, aponta.

 

O professor e coordenador do programa Educação Empreendedora dentro do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Jacarezinho, Hugo Emanuel da Rosa Correa, conta que alunos dos cursos de Informática, Alimentos e Eletromecânica vão ensinar aos visitantes um pouco sobre programação, prototipagem e análise sensorial de alimentos, e realizar atividades como o Sumô de Robôs. “Nossa intenção é trabalhar para que o Geniuscon se torne um dos maiores eventos de tecnologia no Paraná”, afirma.

 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), por meio da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec), vai mostrar aos visitantes como é um museu virtual, apresentar projetos inovadores, como placas de arduino e sensores, e realizar palestra sobre segurança na internet. Além dos estudantes de Sistema de Informação e Ciências da Computação, também participarão do evento os representantes da empresa júnior da Uenp. Para a bolsista da Aitec, Tatiany Xavier de Godoy, o evento vai promover a cultura empreendedora. “É uma forma de incentivo e sensibilização”, observa.

 

Geniuscon 2017
A primeira edição regional do Geniuscon  é uma realização do Sistema Regional de Inovação (SRI), formado pelo Sebrae/PR; IFPR Campus Jacarezinho; Aitec Uenp; Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEP) Mohamad Ali Hamzé; Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi); Universidade Norte do Paraná (Unopar); SP Informática; Sesi/Senai; Tecpar; Compracam Company; Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija); Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Acesap); Associação Comercial e Empresarial de Andirá (Acead); Prefeitura de Jacarezinho; Prefeituras de Cambará,de Santo Antônio da Platina, Andirá e Bandeirantes, Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR); Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR); Associação Empresarial de Bandeirantes (Aciab); Associação Comercial e Empresarial de Cambará (Acec).