Conselho Estadual de Juventude retoma atividade após 29 anos

O CEJUV é o espaço de participação e interlocução dos jovens paranaenses com o poder público

Foto: Divulgação/Casa Civil do Governo do Paraná

Depois de 29 anos sem atuar, o Conselho Estadual de Juventude (CEJUV) voltou à ativa nesta sexta-feira (10), em Curitiba. A primeira reunião de trabalho do grupo após ser reativado pelo governador Beto Richa em abril deste ano serviu para eleger a mesa diretora e as comissões. A reunião, que aconteceu na Sala de Gestão da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), foi transmitida por videoconferência para os conselheiros das regionais nos municípios de Cascavel, Londrina, Ponta Grossa e Maringá.

O CEJUV é o espaço de participação e interlocução dos jovens paranaenses com o poder público, no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude. A mesa diretora ficou composta por: presidente, Edson Lau Filho, vice-presidente Eduardo Jansen, secretário executiva, Lucas de Brito Miguel.

“Este colegiado nos ajudará muito na elaboração do Plano Estadual de Juventude, além de balizar as políticas públicas de juventude a partir de agora”, disse Lau Filho.

Durante a reunião foi aprovado também o regimento interno e foram instituídas três comissões permanentes: Comissão de Comunicação, Articulação e Mobilização, que tem por objetivo construir estratégias políticas de mobilização social, visando a articulação das instâncias de Juventude e demais órgãos e instituições de defesa dos direitos, do regime democrático e das políticas públicas, dando ampla divulgação das informações, encaminhamentos e ações políticas relativas à juventude; Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Juventude, para monitorar, acompanhar e oferecer subsídios ao colegiado com o escopo de verificar o regular funcionamento e atuação dos Conselhos Municipais de Juventude, na perspectiva da Política Pública de Juventude, tendo em vista o fortalecimento da cidadania e Comissão de Acompanhamento e Fiscalização que busca acompanhar e verificar os projetos e campanhas de promoção dos direitos da juventude junto ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Paraná.

O CEJUV terá reuniões bimestrais e as comissões se reunirão nos meses intercalados, a partir de fevereiro de 2018.