Rede estadual promove inclusão de alunos autistas

Os estudantes que estão matriculados na rede pública estadual estão sendo, quando necessário, atendidos por Professor de Apoio Educacional Especializado

Foto: Hedeson Alves

O número de estudantes autistas na rede estadual de ensino tem crescido nos últimos anos. Em 2018, a Secretaria de Estado da Educação têm 745 alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e matriculados em 473 escolas da rede estadual, no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2015, eram 492 alunos matriculados com este diagnóstico nas escolas estaduais. Em 2016 o número passou para 588 e em 2017 para 709.

De acordo com a chefe do Departamento de educação especial da Secretaria, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno, este aumento não se reflete apenas como um desafio para a educação, mas para toda a sociedade. “Neste dia de conscientização, é importante promover uma reflexão das práticas e políticas que cada segmento da sociedade têm adotado para receber pessoas autistas. Na Educação, buscamos a inclusão e a socialização dos alunos com este diagnóstico, além de oferecer apoio especial para àqueles com maior dificuldade de aprendizagem ou convivência”, afirma.

Os estudantes que estão matriculados na rede pública estadual estão sendo, quando necessário, atendidos por Professor de Apoio Educacional Especializado. O atendimento é concebido e organizado para suprir as necessidades de acesso ao currículo do ano em que estão matriculados. O estudante autista também pode ser matriculado na Sala de Recursos Multifuncionais da escola, no contraturno escolar, cujo foco é o de complementar a escolarização, promovendo o desenvolvimento dos processos cognitivos.

De acordo com Siana, os professores de Apoio Educacional Especializado que atendem os alunos autistas têm pós-graduação em educação especial e formação continuada específica para atender alunos com este perfil. “No entanto, é importante ressaltar que o fato do estudante ter diagnóstico de autismo não o credencia ao professor de apoio. A devida comprovação da necessidade é realizada por Estudo de Caso que prima pela avaliação das intervenções pedagógicas e apoios já realizados, voltados à aprendizagem e de novas a proposições de estratégias de ação. O foco da Secretaria é promover a inclusão e intensificar a socialização destes estudantes”, explica Siana.

ENCONTRO – Para discutir a importância das políticas públicas de inclusão de autistas na sociedade, a Seed participa, nesta segunda-feira (02) na Assembleia Legislativa do Paraná da audiência pública “Politicas Públicas sobre Autismo no Paraná” que reunirá pais, professores, membros da sociedade civil e gestores da área pública para discutir questões referentes ao autismo. O evento tem início às 18h e é aberto ao público.