‘Jovens Promissores de Ibaiti’ visitam o 2º BPM em Jacarezinho

Adolescentes conheceram as instalações da Polícia Militar, estrutura da organização e receberam instruções sobre como ingressar na corporação

Jovens conheceram um pouco sobre a atividade do Corpo de Bombeiros (Divulgação/PM)

Na manhã desta quinta-feira (29), o 2º Batalhão de Polícia Militar recebeu integrantes do Projeto Jovens Promissores, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). O projeto visa oferecer aos jovens em situação de vulnerabilidade social, ferramentas para sua autonomia, a fim de que, ao atingirem a maioridade, eles tenham as condições necessárias para assumir o protagonismo de suas próprias vidas.

O projeto realiza-se por meio de cinco círculos restaurativos, “oficinas”, utilizando-se da metodologia da Justiça Restaurativa, que visa estimular a reflexão, autoestima, resgate de valores e a criação de identidade. Esta é a segunda turma na cidade de Ibaiti e tem como incentivadora a doutora Fabiana Christina Ferrari, juíza de Direito daquela comarca, e como apoiador o 2º BPM por meio de seu comandante, o tenente-coronel José Luiz de Oliveira.

Policiais do Canil fizeram apresentações aos jovens com os animais (Divulgação/PM)

Na oportunidade, os adolescentes puderam conhecer as instalações do 2º BPM, assim como a estrutura da organização, forma de emprego da Polícia Militar e como ingressar na corporação. Também estiveram presentes, outros segmentos da Polícia Militar do Paraná expondo suas atividades, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Ambiental.

Policiais rodoviários apresentaram aos jovens o trabalho operacional desenvolvido pela corporação

Na sede do 2º Batalhão, a oficina foi finalizada com a apresentação do CANIL, onde os cães Hórus, Tróia e Banzé, especializados em busca de armas, pessoas e entorpecentes, demonstraram suas funções em ações policiais, inclusive ataque.

Por fim, na sede da 1ª Companhia – centro de Jacarezinho, os adolescentes visitaram o COPOM (Centro de Operações Policiais Militares), onde a Polícia Militar recebe as ocorrências via 190 para posterior despacho das viaturas.

O comandante do 2º BPM, tenente-coronel José Luiz de Oliveira, recepcionou o grupo do Programa Jovens Promissores

O evento promovido no 2º BPM faz parte de uma série de ações da Polícia Militar junto à comunidade do Norte Pioneiro em busca do desenvolvimento social.