Últimos dias para doar sangue no Hemocentro em Jacarezinho

Cada doador de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas

Doar sangue é um ato de amor ao próximo CRÉDITO: Antônio de Picolli

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Hemocentro) de Jacarezinho informou que quarta, 19, e quinta-feira, 20, são os últimos dias do ano para fazer doação de sangue. O órgão esteve com estoque em baixa devido ao grande número de transfusões realizadas entre novembro e início de dezembro, por isso, quer garantir que não falte sangue durante o fim de ano e período de férias.

Por esta razão o Hemocentro solicita que a região se organize para fazer as últimas doações do ano. Na quarta-feira, 19, a unidade estará realizando coleta das 13h30 às 16h30 e na quinta-feira, 20, em dois períodos: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A partir de sexta-feira, 21, a unidade entra em recesso, retomando as atividades somente no dia 2 de janeiro de 2019. Neste período estará em funcionamento somente os serviços emergenciais.

Cada doador de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Mas segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) menos de 2% da população brasileira fazem doações anualmente. E para aumentar esse índice, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no Brasil.

De acordo com o chefe da Unidade de Coleta, Kaio Coimbra, o Hemocentro de Jacarezinho atende os 22 municípios de abrangência da 19ª Regional de Saúde. Por isso, ele destaca a importância de manter sempre o estoque em alta. “Atendemos muitos municípios e não é previsível quando serão necessárias as bolsas de sangue. A colaboração da região é muito importante para nós e aguardamos os doadores até quinta-feira”, convidou.

Para fazer a doação é necessário alguns requisitos: documento com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH); estar em boas condições de saúde; ter entre 16 (com autorização do responsável) e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; não estar em jejum (evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação).