Cidade corre risco de desabastecimento de água

Reservatório opera com 60% da capacidade e captação do Ribeirão Boi Pintado é cada vez menor

Captação do Ribeirão Boi Pintado é cada vez menor FOTO: Antônio de Picolli

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu uma nota de utilidade pública para a população de Santo Antônio da Platina, na tarde desta quarta-feira, 30, orientando os moradores para economizar água.

A cidade sofre risco iminente de desabastecimento caso não haja conscientização da comunidade em evitar desperdício.

Além do período de estiagem, o calor com altas temperaturas registradas tem levado ao grande consumo de água – o que levou os reservatórios a operarem com 60% da sua capacidade, agravado com a redução dos níveis de captação do Ribeirão Boi Pintado. A situação só não é pior porque boa parte da água consumida no perímetro urbano provém de captação de poços artesianos.

Diante disso, o abastecimento está comprometido nos próximos dias, até que a chuva prevista para este fim de semana amenize a situação. Segundo a nota emitida pela empresa, como o nível dos reservatórios estão baixos, pode haver falta de água principalmente nas regiões mais altas da cidade. Portanto, a orientação é economizar água e garantir o abastecimento para todos. O funcionamento na estação é de 24 horas e, inclusive, receberá abastecimento por caminhões pipa, para evitar cortes ou rodízio nos bairros.

Devido ao período de férias, o consumo de água tem sido atípico e intenso. Para garantir a economia, recomenda-se adiar limpezas domésticas e priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal.

Previsão do tempo

De acordo com o Instituto de Meteorologia do Paraná (Simepar), a previsão para os próximos dias ainda é de temperaturas elevadas, com máximas entre 32°C e 34°C. No domingo há grande possibilidade de chuva.  A estimativa é de aproximadamente 25 milímetros – o que vai garantir uma trégua nos reservatórios para os próximos dias. Já na segunda-feira, 4, o clima ficará um pouco mais agradável para quem já se cansou do calorão, a previsão é de temperaturas entre 17°C e 26°C  com possibilidade de mais 20 milímetros de chuva.

Região

Na região a situação não é menos preocupante. Recentemente, em Quatiguá, a Sanepar teve que complementar o abastecimento com caminhões-pipa e a própria prefeita da cidade gravou um vídeo alertando a população sobre a redução dos níveis de capitação de água no manancial que abastece a cidade.

A situação em Jacarezinho também é preocupante, principalmente pelo aumento natural do consumo de água nesta época do ano. O que agrava a situação é a falta de consciência de muitas pessoas. Ainda é comum se ver nas ruas da cidade, pessoas lavando calçadas com mangueiras jorrando descontroladamente água que pode faltar para as necessidades básicas da população.