MPPR e Associação de Municípios buscam aprimorar transparência

As exigências técnicas e de conteúdo do portal da transparência da AMP deverão seguir as mesmas regras dos portais de prefeituras e câmaras de vereadores

O Ministério Público do Paraná e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) assinaram termo de cooperação técnica com o objetivo de aperfeiçoar a transparência das informações públicas. Conforme o documento, a AMP se compromete a manter portal da transparência na internet para divulgação de todas as informações relacionadas a recursos públicos por ela recebidos. As exigências técnicas e de conteúdo do portal da transparência da AMP deverão seguir as mesmas regras dos portais de prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios paranaenses.

Caberá ao MPPR fornecer apoio técnico especializado na área do patrimônio público e auditar os dados e informações publicadas no portal da AMP. Além disso, o MPPR colaborará em ações conjuntas de capacitação, conscientização e sensibilização de gestores públicos e cidadãos em relação ao cumprimento da legislação que impõe transparência à administração pública.

Fiscalização – Representando as instituições, assinaram o termo o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, e o presidente da AMP, Frank Ariel Schiavini. De acordo com Ivonei Sfoggia, a assinatura do termo, ao mesmo tempo em que indica a disposição da AMP de dar transparência ao uso do dinheiro público – uma vez que a associação é mantida com recursos repassados pelos Municípios – auxilia o trabalho do MPPR, que tem o dever institucional de fiscalizar a boa aplicação dos recursos públicos.