Projetos do Programa A União Faz a Vida são expostos por Colégio Sesi

Em parceria com o Sicredi, alunos puderam expor seus trabalhos para a comunidade.

Na última segunda-feira (4), o Colégio Sesi, de Santo Antônio da Platina, realizou na praça da Igreja matriz do município, a exposição da oficina “Nossas Cores, Nossa Cultura” em parceria com o Programa A União Faz A Vida, principal iniciativa social do Sicredi.

Divididos em dez equipes, cinquenta alunos do Ensino Médio responderam, através de seus trabalhos a seguinte questão: “ De que forma os homens de diferentes culturas interagem para a formação de uma nova sociedade?”.

Os trabalhos expostos foram referentes ao conteúdo estudado no primeiro trimestre do ano de 2019. Todas as disciplinas exploraram esse tema central e, no final, as equipes se dividiram para falar das culturas africana, indígena, inglesa, francesa, árabe, alemã, mexicana, holandesa, italiana e japonesa.

Segundo a orientadora pedagógica do Colégio Sesi, Mayara Cravo, o trabalho realizado mostra a dedicação de cada aluno: “ Eles foram desafiados a demonstrar não só conhecimento científico, mas também suas habilidades de trabalho em equipe e interação com diferentes pessoas”. E ressalta: “Nosso objetivo é que os alunos sejam capazes de atuar na sociedade em que está inserido, ou seja, os alunos são os protagonistas de seu aprendizado e de sua própria história.”

A exposição recebeu a visita de colégios da cidade, em que os alunos puderam compartilhar com outros estudantes os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Gostei muito de participar da finalização, pois adquiri muito conhecimento e tive a oportunidade de transmitir isso a outras pessoas”, disse Bianca Caroline Leite Bermudes, do 3º ano Ensino Médio. A aluna Mariana Gabriella Farinha, por sua vez, ressalta a importância do compartilhar entre as comunidades: “A mostra nos revela muito mais do que nossos olhos podem ver. Precisamos construir mais pontes do que muros, conhecer mais a cultura do próximo, compartilhar mais ideias do que sermos egoístas”, reflete a aluna.

Colaboradores da cooperativa Sicredi Norte Sul também prestigiaram e apoiaram o evento. Para o Gerente da Agência de Santo Antônio da Platina, Jair Barreiro Menani, essa parceria é o diferencial do Sicredi nas comunidades em que a cooperativa atua. “É muito gratificante ver o resultado do programa União Faz A Vida nas ações realizadas pelo Sesi. Mostrando integração entre alunos, professores e comunidade. Construindo um futuro mais cooperativo, participativo, corresponsável e humano”, assinala.

Sobre o Programa A União Faz A Vida

O Programa A União faz A Vida é a principal iniciativa social do Sicredi. Tem seus pilares baseados na metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Atualmente o Programa conta com 284.604 crianças e adolescentes, 24.906 educadores presentes em 1.908 escolas, 369 municípios em 67 Cooperativas. Mais informações no site: www.auniaofazavida.com.br