Amunorpi lança plano de desenvolvimento regional

Ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná vai coordenar elaboração do planejamento sustentável

Ações serão coordenadas pelo o professor, jurista e ex-secretário de Estado, Nildo Lubke CRÉDITO: EMBAP

Os 22 prefeitos da Amunorpi – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, presidida pelo prefeito de Pinhalão, Sergio Inácio Rodrigues (PDT), reúnem-se a partir das 9h30, desta sexta-feira (29), no auditório do Sesc/Senac, em Jacarezinho, para a realização da primeira reunião ordinária da instituição, tendo como um dos principais temas da ordem do dia, o lançamento do projeto de elaboração de um Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável, que terá como coordenador o professor, jurista e ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Paraná, Nildo José Lubke, especialista na área.

Nildo Lubke é pós-graduado pela Universidade Lateranense de Roma e pela PUC/BA. Além de ex-secretário na gestão do ex-governador Orlando Pessutti, traz na bagagem funções públicas da mais alta relevância, como a de diretor jurídico da Itaipu Binacional. Sua relação com o Norte Pioneiro vem de longa data. Ele foi o responsável pela elaboração do primeiro projeto de criação de uma universidade para a região, durante o governo de José Richa, no início da década de 80. A instituição que acabou não se concretizando por desavenças entre os diretores das faculdades isoladas, levava o sugestivo nome de Universidade Estadual para o Desenvolvimento do Norte Pioneiro.

É com esta proposta que Nildo Lubke pretende unir todas as correntes políticas, empresariais, instituições de apoio como Sebrae, Fiep, Faep, Fetaep, entre outras. A base é a viabilização de infraestrutura para o desenvolvimento sustentável, sem o qual, impossível romper a barreira da estagnação e retrocesso.

Mas, para isso, na sua visão, é fundamental o papel das instituições de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, entre as quais coloca as universidades, instituições como o Iapar, entre outras.

Agenda

A reunião da Amunorpi apresenta uma agenda extensa, com assuntos importantes, como a palestra da promotora de justiça, Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Gepatria – Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate a Improbidade Administrativa, com sede em Santo Antônio da Platina.

Logo após será a vez de Nildo Lubke com o projeto de desenvolvimento regional, seguido do coordenador regional do Paranacidade de Londrina, André Cotrin Abdo, que falará sobre Portal dos Municípios e Planos Diretores Municipais.

Na sequência Everton Albuquerque, da Gomes de Freitas Sociedade de Advogados vai discorrer sobre gestão de projetos. Finalizando, Gláucia Rolim, da faculdade Pólis Civita, falará sobre a proposta de educação continuada em governança municipal.